CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÀ DE BELO HORIZONTE
DISCIPLINA: Informática a aplicada á
Educação
CURSO: Pedagogia
PROFESSORA: Ana Paula Soares
PERÍODO: 6º
ALUNA: Juliana de Jesus Santos, Leidizu dos Santos, Camila, Ezio, Carolina
Dias, Magna, Jeane Carla
Síntese
1.3. Pesquisa e comunicação e
aprendizagem com o computador.
O papel do computador no processo
ensino-aprendizagem
Autor: (José Armando Valente)
As
novas tecnologias usadas na educação- que já então ficando velhas!- deverão
receber um novo incentivo com a possibilidade Fe junção de diferentes mídias em
só artefato: TV, vídeo, computador, Internet.
Estamos
assistindo ao nascimento da tecnologia digital que poderá ter um impacto ainda
maior no processo ensino-aprendizagem.
Será
outra revolução que os educadores terão de enfrentar sem ter digerido
totalmente o que as novas tecnologias têm para oferecer.
E a
questão fundamental é recorrente sem o conhecimento técnico será possível
implantar pedagógicos inovadoras e vice-versa; sem o pedagógico os recursos
técnicos disponíveis serão adequadamente utilizados
Embora
as sofisticações tecnológicas sejam ainda maiores, existem dois aspectos que
devem ser observados na implantação dessas tecnologias na educação. Primeiro, o
domínio do técnico e do pedagógico não deve acontecer de modo estaque, um
separado do outro.
O
melhor é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem juntos,
simultaneamente, um demandado novas idéias do outro.
O
segundo aspecto diz respeito á especificidade de cada tecnologia com relação ás
aplicações pedagógica. O educador deve conhecer o que cada uma dessas
facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes
situações educacionais.
A
experiência pedagógica do professor é fundamental. Conhecendo as técnicas de
informática para a realização dessas atividades e sabendo o que significa
construir conhecimento, o professor deve indagar se o uso do computador está ou
não contribuindo para a construção de novos conhecimentos.
O
professor precisa conhecer as diferentes modalidades de uso da informática na educação-programação,
elaboração de multimídia, uso de multimídia, busca da informação na Internet,
ou mesmo de comunicação.
Em
algumas situações o computador oferece recursos importantes para a construção
de conhecimento, como no caso da programação e da elaboração de multimídias.
Em
outros, esses recursos não estão presentes, e atividade complementares devem
ser propostas no sentido de favorecer essa construção.
Por
exemplo, no caso de busca e acesso á informação na Internet, essa informação
não deve ser utilizada sem antes ser criticada e discutida. No entanto, essa
visão critica, em geral, não tem sido exigida nas atividades de uso da
informática e ela não pode ser feita pelo computador. Essa reflexão critica
cabe ao professor.
Aspectos pedagógicos: informação X
conhecimento, ensinar X aprender
A
informação será tratada aqui como os fatos, os dados que encontramos nas
publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si.
O
conhecimento é o que cada individuo constrói como produto do processamento, da
interpretação, da compressão da informação.
Ensinar
tem sua origem no latim ensignare, que significa ‘’colocar signos’’, e,
portanto, pode ser compreendido como o ato de ‘’depositar informação’’ no
aprendiz.
Aprender
está diretamente vinculado á memorização e á reprodução da informação.
Uma
outra interpretação para o conceito de aprender é o de construir conhecimento.
A
distinção entre uma abordagem educacional que privilegia a transmissão de
informação e uma abordagem que enfatiza o desenvolvimento de projetos e a
construção de conhecimento coloca os educadores entre dois pólos que não podem
ser vistos como antagônicos. Eles não podem ser extremistas no sentido de terem
de optar exclusivamente por uma prática baseada na transmissão de informação ou
na construção de conhecimento. O educador deve estar preparado e saber intervir
no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as
informações (transmitidas e ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projeto e ou outras atividades que envolva ações reflexivas.
O importante é que haja um movimento entre essas duas abordagens pedagógicas de
forma articulada, propiciando ao aluno oportunidades de construção do
conhecimento.
Construção e representação de
conhecimento
O
fato de o computador poder executar a seqüência de comandos que foi fornecido
significa que ele está fazendo mais do que servir para representar idéias. Ele
esta sendo um elo importante no ciclo de ações descrição –execução
–reflexão-depuração, que pode favorecer o processo de construção de
conhecimento.
A
aprendizagem decorrente tem sido explicada em termos de ações, que termos o
aprendiz quanto os computadores executam, as quais auxiliam a compreensão de
como o aprendiz adquire novos conhecimentos: como o aprendiz, durante o
processo de resolução de uma tarefa, passa de um nível inicial de conhecimento
para outros mais elaborados.
O
desenvolvimento de um programa inicia-se com uma ideia de como resolver o
problema, ou seja, como produzir um determinado gráfico na tela. Esta ideia é
passada para o computador na forma de uma seqüência de comandos do logo. Essa
atividade pode ser vista como o aluno agindo sobre o objeto ‘’computador’’.
Entretanto, essa implica a descrição da solução do problema, usando comandos do
logo.
O
computador, por sua vez, realiza a execução desses programas, apresentando na
tela um resultado. O aluno pode usar essas informações para realizar uma
reflexão sobre o que ele intencionava e o que está sendo produzido, acarretando
diversos níveis de abstração: abstração empírica, abstração pseudo-empírica e
abstração reflexionante
O
ciclo que se estabelece na interação aprendiz- computador pode ser mais efetivo
se mediado por um agente de aprendizagem ou professor que saiba o significado
do processo de aprender por intermédio da construção de conhecimento. O
professor precisa compreender as idéias do aprendiz e saber como atuar no
processo de construção de conhecimento para intervir apropriadamente na
situação auxiliando-o nesse processo.
O
aprendiz está inserido em ambiente social e cultural constituído, mais
localmente, por colega, professores, pais, ou seja, pela comunidade em que
vive.
O
ciclo em que se dá o processo de programação pode acontecer também quando o
aprendiz utiliza outros softwares, como processador de texto ou sistema de
autoria.
Como
mecanismo para explicar o que acontece com a mente do aprendiz na interação com
o computador, a ideia ciclo é limitada.
Mesmo
errado e não atingindo um resultado de sucesso, o aprendiz está obtendo
informações que são úteis na construção de conhecimento.
Busca e acesso á informação
Mecanismos
de busca que permitem encontrar de modo muito rápido a informação existente em
banco de dados, em CD-ROM e mesmo na Web.
Em
geral, há softwares que permitem escolha, as informações são organizadas na forma de hipertextos (textos
interligados), e passar de um hipertexto para outro constitui a ação de
‘’navegar’’ no software.
Web
existe outras facilidades, como a combinação de textos, imagem, animação, sons,
e vídeos, que tornam a informação muito mais atraente.
Uma
vez escolhida uma opção, o computador apresenta a informação disponível
(execução da opção) e o aprendiz pode refletir sobre ela reflexão sobre e opção
ou a abstração reflexionante.
A
Internet está ficando cada vez mais interessante e criativa, possibilitando a
exploração de um número incrível de assuntos. Porém, se o aprendiz não tem um objetivo
nessa navegação ele pode ser ficar pedido.
Comunicação
Computadores
interligados em rede e, por sua vez, interligados á Internet constituem um dos
mais poderosos meios de troca de informação e de realização de ações
cooperativas.
Do
ponto de vista de construção de conhecimento, a cooperação que acontece entre
pessoas de um determinado grupo é uma das maneiras mais interessantes de uso
das facilidades de comunicação do computador, constituindo uma das abordagens
de educação à distância.
Por
meio de fóruns de discussão, chats, murais, e portfólios de modo que a comunicação via Internet possibilite a
realização do ciclo de ações descrição – execução-reflexão-depuração-descrição(Valente,1999ª)via rede.
Esse
ciclo inicia-se com o engajamento do grupo na resolução de um problema ou
projeto. A ação de cada aprendiz produz resultados que podem servir como objeto
de reflexão.
O
‘’estar junto virtual’’ vai além de uma simples comunicação via rede. Ele
propicia as condições para a comunicação e a troca de experiências dos membros
de um determinado grupo na elaboração de um projeto ou na resolução de um
problema.
Conclusões
Essas
diferentes aplicações do computador na educação foram apresentadas de forma
separada, embora elas possam ocorrer simultaneamente, quando o aprendiz
desenvolve um projeto ou resolve um problema por intermédio do computador.
Grandes
desafios dessa área estão na combinação do técnico com o pedagógico e,
essencialmente, na formação do professor para que ela sabia orientar e desafiar
o aluno para que a atividade computacional contribua para a aquisição de novos
conhecimentos.
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