quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SÍNTESE DO TEXTO PESQUISA E COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM COM O COMPUTADOR




CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE ESTÁCIO DE SÀ DE BELO HORIZONTE
DISCIPLINA: Informática a aplicada á Educação  
CURSO: Pedagogia
PROFESSORA: Ana Paula Soares
PERÍODO: 6º
ALUNA: Juliana de Jesus Santos, Leidizu dos Santos, Camila, Ezio, Carolina Dias, Magna, Jeane Carla  
 Síntese
1.3. Pesquisa e comunicação e aprendizagem com o computador.
O papel do computador no processo ensino-aprendizagem
Autor: (José Armando Valente)
As novas tecnologias usadas na educação- que já então ficando velhas!- deverão receber um novo incentivo com a possibilidade Fe junção de diferentes mídias em só artefato: TV, vídeo, computador, Internet.
Estamos assistindo ao nascimento da tecnologia digital que poderá ter um impacto ainda maior no processo ensino-aprendizagem.
Será outra revolução que os educadores terão de enfrentar sem ter digerido totalmente o que as novas tecnologias têm para oferecer.
E a questão fundamental é recorrente sem o conhecimento técnico será possível implantar pedagógicos inovadoras e vice-versa; sem o pedagógico os recursos técnicos disponíveis serão adequadamente utilizados
Embora as sofisticações tecnológicas sejam ainda maiores, existem dois aspectos que devem ser observados na implantação dessas tecnologias na educação. Primeiro, o domínio do técnico e do pedagógico não deve acontecer de modo estaque, um separado do outro.
O melhor é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem juntos, simultaneamente, um demandado novas idéias do outro.
O segundo aspecto diz respeito á especificidade de cada tecnologia com relação ás aplicações pedagógica. O educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais.
A experiência pedagógica do professor é fundamental. Conhecendo as técnicas de informática para a realização dessas atividades e sabendo o que significa construir conhecimento, o professor deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo para a construção de novos conhecimentos.
O professor precisa conhecer as diferentes modalidades de uso da  informática na educação-programação, elaboração de multimídia, uso de multimídia, busca da informação na Internet, ou mesmo de comunicação.
Em algumas situações o computador oferece recursos importantes para a construção de conhecimento, como no caso da programação e da elaboração de multimídias.
Em outros, esses recursos não estão presentes, e atividade complementares devem ser propostas no sentido de favorecer essa construção.
Por exemplo, no caso de busca e acesso á informação na Internet, essa informação não deve ser utilizada sem antes ser criticada e discutida. No entanto, essa visão critica, em geral, não tem sido exigida nas atividades de uso da informática e ela não pode ser feita pelo computador. Essa reflexão critica cabe ao professor.
Aspectos pedagógicos: informação X conhecimento, ensinar X aprender
A informação será tratada aqui como os fatos, os dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si.
O conhecimento é o que cada individuo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compressão da informação.
Ensinar tem sua origem no latim ensignare, que significa ‘’colocar signos’’, e, portanto, pode ser compreendido como o ato de ‘’depositar informação’’ no aprendiz.
Aprender está diretamente vinculado á memorização e á reprodução da informação.
Uma outra interpretação para o conceito de aprender é o de construir conhecimento.
A distinção entre uma abordagem educacional que privilegia a transmissão de informação e uma abordagem que enfatiza o desenvolvimento de projetos e a construção de conhecimento coloca os educadores entre dois pólos que não podem ser vistos como antagônicos. Eles não podem ser extremistas no sentido de terem de optar exclusivamente por uma prática baseada na transmissão de informação ou na construção de conhecimento. O educador deve estar preparado e saber intervir no processo de aprendizagem do aluno, para que ele seja capaz de transformar as informações (transmitidas e ou pesquisadas) em conhecimento, por meio de situações-problema, projeto e ou outras atividades que envolva ações reflexivas. O importante é que haja um movimento entre essas duas abordagens pedagógicas de forma articulada, propiciando ao aluno oportunidades de construção do conhecimento.
Construção e representação de conhecimento 
O fato de o computador poder executar a seqüência de comandos que foi fornecido significa que ele está fazendo mais do que servir para representar idéias. Ele esta sendo um elo importante no ciclo de ações descrição –execução –reflexão-depuração, que pode favorecer o processo de construção de conhecimento.
A aprendizagem decorrente tem sido explicada em termos de ações, que termos o aprendiz quanto os computadores executam, as quais auxiliam a compreensão de como o aprendiz adquire novos conhecimentos: como o aprendiz, durante o processo de resolução de uma tarefa, passa de um nível inicial de conhecimento para outros mais elaborados.
O desenvolvimento de um programa inicia-se com uma ideia de como resolver o problema, ou seja, como produzir um determinado gráfico na tela. Esta ideia é passada para o computador na forma de uma seqüência de comandos do logo. Essa atividade pode ser vista como o aluno agindo sobre o objeto ‘’computador’’. Entretanto, essa implica a descrição da solução do problema, usando comandos do logo.
O computador, por sua vez, realiza a execução desses programas, apresentando na tela um resultado. O aluno pode usar essas informações para realizar uma reflexão sobre o que ele intencionava e o que está sendo produzido, acarretando diversos níveis de abstração: abstração empírica, abstração pseudo-empírica e abstração reflexionante
O ciclo que se estabelece na interação aprendiz- computador pode ser mais efetivo se mediado por um agente de aprendizagem ou professor que saiba o significado do processo de aprender por intermédio da construção de conhecimento. O professor precisa compreender as idéias do aprendiz e saber como atuar no processo de construção de conhecimento para intervir apropriadamente na situação auxiliando-o nesse processo.
O aprendiz está inserido em ambiente social e cultural constituído, mais localmente, por colega, professores, pais, ou seja, pela comunidade em que vive.
O ciclo em que se dá o processo de programação pode acontecer também quando o aprendiz utiliza outros softwares, como processador de texto ou sistema de autoria.
Como mecanismo para explicar o que acontece com a mente do aprendiz na interação com o computador, a ideia ciclo é limitada.
Mesmo errado e não atingindo um resultado de sucesso, o aprendiz está obtendo informações que são úteis na construção de conhecimento.
Busca e acesso á informação
Mecanismos de busca que permitem encontrar de modo muito rápido a informação existente em banco de dados, em CD-ROM e mesmo na Web.
Em geral, há softwares que permitem escolha, as informações são  organizadas na forma de hipertextos (textos interligados), e passar de um hipertexto para outro constitui a ação de ‘’navegar’’ no software.
Web existe outras facilidades, como a combinação de textos, imagem, animação, sons, e vídeos, que tornam a informação muito mais atraente.
Uma vez escolhida uma opção, o computador apresenta a informação disponível (execução da opção) e o aprendiz pode refletir sobre ela reflexão sobre e opção ou a abstração reflexionante.
A Internet está ficando cada vez mais interessante e criativa, possibilitando a exploração de um número incrível de assuntos. Porém, se o aprendiz não tem um objetivo nessa navegação ele pode ser ficar pedido.
Comunicação
Computadores interligados em rede e, por sua vez, interligados á Internet constituem um dos mais poderosos meios de troca de informação e de realização de ações cooperativas.
Do ponto de vista de construção de conhecimento, a cooperação que acontece entre pessoas de um determinado grupo é uma das maneiras mais interessantes de uso das facilidades de comunicação do computador, constituindo uma das abordagens de educação à distância.
Por meio de fóruns de discussão, chats, murais, e portfólios de modo  que a comunicação via Internet possibilite a realização do ciclo de ações descrição – execução-reflexão-depuração-descrição(Valente,1999ª)via rede.
Esse ciclo inicia-se com o engajamento do grupo na resolução de um problema ou projeto. A ação de cada aprendiz produz resultados que podem servir como objeto de reflexão.
O ‘’estar junto virtual’’ vai além de uma simples comunicação via rede. Ele propicia as condições para a comunicação e a troca de experiências dos membros de um determinado grupo na elaboração de um projeto ou na resolução de um problema.
Conclusões
Essas diferentes aplicações do computador na educação foram apresentadas de forma separada, embora elas possam ocorrer simultaneamente, quando o aprendiz desenvolve um projeto ou resolve um problema por intermédio do computador.
Grandes desafios dessa área estão na combinação do técnico com o pedagógico e, essencialmente, na formação do professor para que ela sabia orientar e desafiar o aluno para que a atividade computacional contribua para a aquisição de novos conhecimentos.


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